Saiba como trocar um presente que não serviu ou veio com defeito

  • 28/12/2018
  • 0 Comentário(s)

Saiba como trocar um presente que não serviu ou veio com defeito

Você sabe como proceder caso ganhe um presente que não te serviu ou veio com defeito? Segundo o Código de Defesa do Consumidor, para os produtos comprados em lojas físicas, o fornecedor é obrigado a trocar somente em casos de defeito ou vício. Esta troca pode ser feita em até 30 dias. É o que explica o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Gabriel Reis.

“Se a loja tem uma política de trocas, ela precisa cumprir esta política exatamente como foi dita ao consumidor. Além disso, tem a questão das compras via internet ou fora do estabelecimento físico, que o consumidor tem direitos sem ter que motivar. Se ele quer trocar, ele pode trocar.”

Se a compra tiver sido feita pela internet, o consumidor pode desistir em até 7 dias, contados a partir do recebimento do produto. O prazo para a troca também é de 30 dias.

O diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Gabriel Reis, dá algumas dicas de como fazer compras de uma forma segura e, caso tenha problemas, a quem você deve procurar.

“Pesquise antes de fazer a sua compra. Compre em lojas confiáveis, que já tenha alguma referência, que ele tome informações sobre a loja onde ele quer comprar. Depois, se houver algum problema, o primeiro lugar onde o consumidor tem que ir é o próprio estabelecimento. Se não for possível, os Procons estão a disposição, seja por atendimento presencial, como também remoto, telefônico... Se o consumidor for lesado, ele também pode procurar o Poder Judiciário ou até uma delegacia de polícia, caso haja um dano efetivo a ele.”

Outro direito que o consumidor tem é o Direito do Arrependimento. Ele pode desistir do contrato no prazo de 7 dias, a contar do dia da assinatura do serviço ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento desses produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Este direito também é válido para compras na internet.

Com Informações da Repórter Cintia Moreira

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


 Locutor no Ar

NO AR

Som Jacuipense

14:35 - 20:00

Peça Sua Música

Name:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes